Para evitar escassez, pesquisadores incentivam uso de areia de brita e agregados, o que deve impulsionar a indústria de máquinas de britagem e peneiramento

O mercado internacional de agregados para construção civil tem horizontes promissores a longo prazo. Os motivos são vários, como um estudo publicado pela Leiden University, da Holanda, revelando que a demanda global por areia tende a subir em 45% até meados do ano 2060, o que deve provocar escassez desse material e meios alternativos de produto, já que a maior parte da areia adequada para a indústria é extraída de rios, o que gera impactos na ecologia, nos meios de subsistência e pode acelerar a erosão em leito de rios.

O incentivo ao maior uso de alternativas como brita, escória, agregados, resíduos de demolição e concreto triturado misturado em cimento é uma das soluções propostas aos governos locais por esse estudo da Leiden University. Diante desse quadro, a Athox Mining Solutions começa fortalecer as vendas de equipamentos de britagem e peneiramento no mercado internacional.

A empresa tem sede no Brasil e uma unidade de atendimento nos Estados Unidos, no estado da Florida. “Em 2022 efetuamos nossas primeiras exportações para o exigente mercado norte-americano, de um britador de impacto e três modelos distintos de peneiras vibratórias modulares”, conta Paulo José Alves dos Santos, diretor de engenharia e inovação da Athox. De acordo com ele, as
máquinas Athox estão chamando a atenção do mercado internacional devido a aspectos como projeto inovador, robustez e capacidade de produção, além do atendimento personalizado pela empresa, tanto quanto no mercado brasileiro.

“A Athox Mining Solutions dá a garantia aos clientes de uma equipe com profissionais altamente qualificados para atender às necessidades de suporte técnico de maneira ágil. As empresas têm nos procurado porque querem melhorar o desempenho na operação e os resultados no processo de britagem e peneiramento. Nossas soluções customizadas para cada mineradora se baseiam nesse propósito”, detalha Paulo.

O mercado norte-americano de agregados

Segundo projeções da Burgex Mining Consultants, a indústria de agregados de construção dos EUA está em crescimento de 34% desde 2020 até 2025, com base nas receitas, e 16% com base na produção de agregados. Esse cenário é promissor para as empresas produtoras desse material manterem suas máquinas em condições eficientes de atender à demanda atual e que está por vir.

A indústria de mineração dos Estados Unidos tem uma longa trajetória, destacando-se na sua importância e atividade. O valor agregado pela mineração à economia dos EUA a partir das 12.714 minas em atividade, no ano de 2020, totalizou quase 57 bilhões de dólares americanos. As commodities mais comuns são areia e cascalho, pedra e carvão.

Vale lembrar que agregados como areia de brita e cascalho estão entre os materiais mais extraídos em todo o mundo nas pedreiras. Ao serem misturados com substâncias como betume e cimento, fornecem força, resistência e estabilidade necessárias para erguer edifícios, pavimentar estradas e montar pontes.

Entre em contato, a Athox vai até você

A Athox Mining Solutions dá suporte ao cliente desde o estudo da necessidade e customização dos equipamentos, até a definição dos produtos mais adequados. Com profissionais dinâmicos e qualidade elevada dos serviços, a equipe de engenharia da empresa dedica a atenção e o suporte necessários, com um sistema de serviço personalizado, a um custo-benefício atraente e focado nos melhores resultados.

“Atendemos a todas as faixas e segmentos de empresas da indústria de agregados”,
arremata Paulo.

www.athox-consultoria.com
e-mail: marcelo@gmtmachinetools.com (International branch)
Tel: 1 (407) 990-2446 (US)